Hoje em dia, com o desenvolvimento tecnológico, surgiram diversos meios de se fazer auditoria tributária, tendo em vista que os dados das empresas, tais como: a) registros contábeis; b) registros fiscais; c) registros previdenciários; d) notas fiscais eletrônicas; e d) demonstrativos econômico-financeiros estão publicados em diversas bases, dentre elas o SPED – Sistema Público de Escrituração Digital; CVM – Comissão de Valores Mobiliários; e os próprios sites das empresas que divulgam seus resultados.
É importante ressaltar que essa amplitude tecnológica, aliada ao conhecimento e habilidade dos profissionais contadores; advogados; economistas; dentre outros, que fazem o registro; consultorias e gestão das aziendas; bem como da diversidade temática da nossa legislação tributária, proporcionaram registros contábeis e mercantis em quantidades e proporções difíceis de serem efetivamente auditados pelos meios tradicionais de auditoria.
Em face do exposto, é importante ressaltar que a tecnologia na área tributária está impactando de forma marcante o trabalho dos servidores públicos, como dos profissionais que lidam com as obrigações tributárias, sendo assim, é imperioso que eles procurem se especializar com o objetivo de evitar, por parte dos servidores públicos erros e omissões em seus levantamentos fiscais e dos profissionais que prestam serviços às empresas que cumprem suas obrigações tributárias a fazê-las de forma correta, atendendo assim à conformidade tributária.